terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Remoinho de Emoções por Cláudio Ferreira

Cláudio Ferreira

“ Sinto a chuva gelar-me as entranhas.
Sento-me à mesa. Continuo gelado. Estou rodeado do calor de grandes amigos que ainda não conheço. Todos são estranhos, todos são grandes amigos. Continuo gelado, vagueio já pelas ruas da cidade da serra.
Sinto o calor de duas almas a falar comigo.

- Olá, eu sou a Mafalda. E tu?
-Eu... - Não me dá tempo de responder e já atalhou...
-Então Inês não te apresentas? Esta é a Inês.

Sinto o meu corpo a deslocar-se, deixo o frio da serra e sento-me à mesa.

- Estás tão frio! – Exclama Mafalda
- Sabes, faz frio na serra!
- Faz frio em todo o lado. É assim – completou Inês
- Mas as pessoas não são frias e aquecem o mundo. Há paixão. Há amor. Há calor – indigna-se Mafalda
- Eu entendo-te Mafalda, mas, a paixão passa, é por isso que é tão boa. Ela acaba. Ela acaba sempre, por isso, quando ela existe, ela é boa, é sempre boa, mas acaba. O amor depende das pessoas, é virtual. O amor é virtual não existe, tenta existir. Depende do calor das pessoas. E o calor, o calor existe, as pessoas têm calor. O sangue é quente...
- CALEM-SE! - Grito com elas. Sim consigo gritar. Grito comigo. Só comigo, nunca com os outros, não tenho essa coragem. E elas, elas não existem, são fruto da minha imaginação. Não me deixam falar, gritam os meus sentimentos, são fruto da minha imaginação.
-Não são fruto da tua imaginação, elas existem, elas vivem no livro que tens nas mãos. Eu sei, fui eu que as escrevi!
- Mas, quem és tu? Como te atreves a dizer que elas não são minhas. Como se fosse possível alguém ter a audácia de escrever as minhas “Mafaldas”... As minhas “Inêses”... Mas que ousadia! Mas quem és tu?
- Olá, eu sou a Marisa.

A Marisa não é fruto da minha imaginação, a Marisa existe.
Faz frio, sinto a água da chuva gelar-me as entranhas. Vagueio pela cidade. “

Por Cláudio Ferreira ( Professor universitário IPCA ), para apresentação do livro, que decorreu dia 4 de Fevereiro , no Tertúlia Café em Barcelos.

Sem comentários:

Enviar um comentário