terça-feira, 21 de abril de 2009

O livro pela minha voz...


Para mim o livro advém de uma jornada longa e intensa, talvez de uma viagem ao fundo de mim própria e dos que me rodeiam.
Sei que aos olhos de quem lê pode parecer um livro emocionalmente excessivo, ou até violento pela abundância de sentimentos opostos.
Digamos que escrevo as coisas conforme as penso.
E sim, eu tenho pensamentos arrojados e destemidos.
Poderá chamar-se coragem e bravura ao facto de eu, com as minhas palavras pôr tudo em causa, inclusive a mim própria?
Dizem que sim. Eu não sei. Sei que é assim que eu sou, que não me renego, que não me afasto das conjunturas que a minha existência me apresenta.
Vejo-me muitas vezes a contestar comigo mesma.
Argumento e contra argumento.
Existe no livro um ou outro debate silencioso comigo própria que acabei por transpor para as personagens.
Já me disseram que alguns textos transmitem uma certa perturbação e revolta. Outros que motivam e incitam as pessoas a acreditar que tudo é possível.
A Mafalda é de facto uma pessoa descontrolada, tem muitos momentos de desorientação e muitas etapas marcadas pelo abismo emocional. Mas ao mesmo tempo tira o máximo partido das suas experiências e emoções.
A Mafalda questiona-se sempre.
Nunca lhe chega dizerem que isto ou aquilo é de determinada maneira. Porque para ela os “porquês” são sempre necessários.
Questiona normas e leis. E acha que emocionalmente todas as pessoas têm tendência a mudar essas normas e regras que a razão tantas vezes nos impõe.
Questiona atitudes, sentimentos e questiona principalmente o ser humano.
Acerta-se muitas vezes e ao mesmo tempo é uma eterna errante.
Questiona os receios e os pânicos. Dela e dos outros. As certezas e incertezas do ser humano.
A Mafalda é uma personagem totalmente emocional.
Depois temos a Inês, que funciona como uma espécie de consciência e de razão. Aparece quase como para consciencializar o mundo da Mafalda.
Vê o Mundo de uma forma completamente diferente da Mafalda, mas entende-a. Mais do que isso, tem o poder de ajuda-la a sair das suas cruzadas emocionais com as palavras de motivação que lhe dirige.
A Inês é uma personagem totalmente racional, e apesar de aparecer pouco é a melhor amiga da Mafalda, acima de tudo porque em nenhum momento é capaz de julgar os seus receios, as suas inquietações e as trevas que muitas vezes trava com ela própria.
Já me perguntaram se o livro é autobiográfico.
É óbvio que existem neste livro emoções e sentimentos experimentados por mim. Mas não, eu não sou a Mafalda, nem tão pouco a Inês. E ao mesmo tempo acho que tenho um bocadinho de cada uma delas, ou elas de mim.
Na verdade acho que muitas pessoas poderiam ser uma Inês e uma Mafalda.


Marisa Martins

4 comentários:

  1. Um livro é sempre uma grande realização. E se alguns não conseguiram lidar com o turbilhão de sentimentos, paciência. O próprio nome já diz: redemoinho. É preciso alma de poeta pra poder entender, e isso, querida, é coisa raríssima. Mas que há milhares espalhados aí fora, escondidinhos, ah, isso há.
    Parabéns!
    Beijos e pétalas.

    ResponderEliminar
  2. pela TUA voz "Remoinho de Emoçoes"quem melhor o faria?

    o livro que descreve um pouco de toda a gente...que fala de todas as emoçoes e sentimentos possiveis,nao conheço alguem que tenho lido 2textos q fossem e nao dissesse "revejo-me,identifico-me ou faz me lembrar..." conseguiste passar pro papel coisas "banais" outras nao obviamente, mas com as quais metade das pessoas nao sabe lidar ou admitir sentir/viver!

    Admiro a Mafalda pela coragem pela forma de viver,lutar por tudo que acredita e contesta pela segurança que tem de si mesma...á Inês pela sensatez,pela amizade de ouvir sem condenar pelo ombro sempre presente!
    Acredito que isto nao é so no livro...que esta Mafalda existe algures tal e qual cm ali esta representada,e por isso mesmo ainda tenho mais prazer em ler os textos e em esperar pelos proximos Remoinhos de Emoçoes :) sim os proximos pois serão varios!

    E foi com a Mafalda e a Inês...que me atraiste de tal forma,e se criou este elo,esta Amizade que espero jamais se perder!:)


    Beijo nos labios :)
    Ana Guimarães

    ResponderEliminar
  3. Faço minhas as palavras da Ana... E esta minha admiração por ti será eterna!!!!! Adoro-te!!!
    Ass: Vânnia

    ResponderEliminar
  4. "A Mafalda é uma personagem totalmente emocional."
    chego até ti atraves da Mafalda..pela alma recreativa da mesma...nao gosto do coraçao das pessoas...sao amargos( mas sou apenas eu que assim penso) nao deixo no entanto para que mal me julgues da Ines...falarei dela mais tarde!
    prefiro , isso sim..fazer uma viagem emocional ( tal como falas) mesmo que errar constantemente e cometer "certas" atrocidades para com o consciente!
    certo é que, prefiro-te assim mesmo..."embrulhada" em tertulias de uns ou outros momentos em que questionas...tudo foi realizado neste momento...tu e o livro...
    um cordial abraço
    deste teu admirador!

    Rogério de Fradelos

    ResponderEliminar